segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

E.E.F Cel. Virgílio Távora promove oficina sobre Inclusão Educacional

A inclusão social da pessoa com deficiência é um processo cultural que compreende a ação de todos contra o preconceito e a discriminação, bem como um processo político que requer participação das pessoas portadoras de deficiência, respeitadas as suas peculiaridades, na definição das iniciativas governamentais relacionadas às necessidades especiais e direitos correspondentes, que demandam normas legais que garantam o bem-estar pessoal, social e econômico das mesmas. A proposta explícita da inclusão, principalmente em âmbito escolar, é a de superar as situações de exclusão, reconhecendo os direitos da diversidade e estimulando a participação social plena na sociedade. A inclusão representa um avanço em relação ao movimento de integração social já adotado pela sociedade, que pressupunha o ajustamento da pessoa com deficiência para sua participação no processo educacional desenvolvido pelas escolas comuns regulares. A inclusão prevê uma reestruturação do sistema educacional, havendo mudanças estruturais, objetivando oferecer um espaço democrático e competente, onde se possa trabalhar com todos os educandos, sem distinções, baseando-se no princípio que o respeito à diversidade deve ser desejada. A educação deve estar voltada para a prática da cidadania, de forma dinâmica, valorizando e respeitando as diversidades dos alunos, estimulando os mesmos a construírem seu processo de conhecer, aprender, reconhecer e construir sua própria cultura. Mas como trabalhar a diversidade na escola? Quais as práticas pedagógicas que podem ajudar na inclusão? Tentando esclarecer esses pontos, a E.E.F Cel. Virgílio Távora de Quixeramobim , realiza nos dias 07/08/09 e 10 de fevereiro  oficina sobre Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiências. De forma prática e conceitual, o evento abordará assuntos diversos relacionados ao processo educacional inclusivo e terá como público alvo alunos e professores do 6º ao 9º ano, todo o trabalho está sendo coordenado pelas professoras Marta Florêncio e Elionete Almeida atualmente responsáveis pela Sala de Recursos Multifuncionais.

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